terça-feira, 10 de maio de 2011

A queda da record que os gráficos do R7 não mostram

Em 2004 a Rede Record de Televisão começou uma incrível arrancada de audiência, adotou o slogan “A caminho da liderança” e passou a investir pesado de sua programação.
Contratando artistas das concorrentes, principalmente da Globo e sofisticando sua programação a emissora viu seus índices cresceram de forma vertiginosa. Em pouco tempo a rede já disputava o segundo lugar de audiência com o SBT.
Novelas, telejornais, filmes e programas de auditório todos conquistavam bons índices e muitas vezes chegavam a liderança. Em 2007 a emissora se consolida na vice-liderança.
Porém em 2008 a emissora passou a não crescer mais e em alguns meses caiu. Sofreu com a reprise de ‘Pantanal’ e a volta do ‘Programa Sílvio Santos’ no SBT.
O slogan “A caminho da liderança” foi abandonado e substituído por um que condiz mais com a realidade: “Uma TV de primeira”. Mas será mesmo que a Record é uma TV de primeira?
Não foi isso que a emissora mostrou a explorar exaustivamente os casos Isabella e Eloá que chocaram o país. A emissora deu uma aula de SENSACIONALISMO.
Mas hoje, a audiência do canal não é mais a mesma. Atrações que antes atingiam muitas vezes a liderança hoje ficam longe da líder Globo e são ameaçadas por SBT, Band, RedeTv! e até Gazeta. Um exemplo claro dessa queda são as novelas da emissora: Quem não se lembra quando ‘Vidas Opostas’ e ‘Os Mutantes – Caminhos do Coração’ chegavam a liderança com médias que passavam dos 20 pontos? Atualmente ‘Vidas em Jogo’ pena para passar dos 10 pontos. Um desastre.
Já a situação de ‘Rebelde’ é pior. Além da baixa audiência (que raramente não fecha com apenas um dígito, já chegou inclusive a ficar em quarto lugar na média atrás de Globo, Band e SBT.
Na faixa vespertina as reprises do SBT vem conseguindo facilmente fechar na vice-liderança, deixando a programação da Record no horário a ver navios!
Pela manhã o sensacionalista ‘Fala Brasil’ que antigamente vencia o programa ‘Mais Você’ de Ana Maria Braga com certa facilidade hoje vai muito mal das pernas e só consegue fechar acima do programa de culina´ria quando acontece alguma tragédia. Sem falarno ‘Hoje em Dia’ que perdeu o fôlego e agora está longe da liderança muitas vezes perdendo feio para o SBT.
Entretanto, a situação mais deradante vem ocorrendo com os chamados “carros-chefes” da emissora da Barra Funda. “O Melhor do Brasil”, programa de auditório apresentado por Rodrigo Faro que sempre fechava com médias nos dois dígitos hoje, além de raramente chegar aos 9 já deu antipicos de 1 ponto! O mesmo vem ocorrendo com o seriado “CSI-Investigação Criminal”, que dos 15/16 pontos que atingia no ano passado agora mal passa dos 10 e já fechou atrás do ‘Programa do Ratinho’. Porém a situação mais ‘espetacular’ é a da revista eletrônica dominical ‘Domingo Espetacular’ que mesmo ficando várias horas ‘full time’ (sem intervalo comercial) vive perdendo pro ‘Programa Silvio Santos’ e pro ‘Pânico na TV!´, além de incrivelmente ser ameaçado pela simplória TV Gazeta.
Enfim, não é só a Globo e o SBT que sofrem perda de audiência. A Record que se gabava em dizer que o “Q” da Globo era de queda, agora prova do próprio veneno….

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates