terça-feira, 9 de novembro de 2010

"Sete Pecados" é a merda do cavalo do bandido

Cena da novela "Sete Pecados"

Administrar uma emissora de TV não é para qualquer um, ter experiência na área, jovialidade regrada ao conservadorismo que interligados à coragem faz de alguns executivos, aparentemente, aptos para coordenar tal função.

Nos últimos tempos, o que mais se ouviu falar foram nos erros brutais cometidos por alguns executivos. Estes senhores que representam o pensamento e posição oficial da empresa a qual prestam serviços, de uma hora pra outra desaprenderam o caminho da roça e passaram a pisar em ovos. Ora se acerta e tem um sucesso relativamente ameno, ora quebram a cara e viram chacota. Exemplos mais recentes são o que não faltam, né?

A Globo, líder de audiência no país e quarta maior emissora do mundo, tem um saldo positivo que lhe permite, de vez em quando, arriscar a cara e correr o risco de quebrá-la. Apostar em projetos mais ousados é característica do canal carioca. Por ser líder, a emissora da família Marinho tem por obrigação mostrar serviço constantemente e não dormir no ponto. Com isso, acaba impulsionando o mercado e sendo pressionada pelas concorrentes quando se erra.

Com a saída do Mago Boni em 2001, a emissora vem tentando segurar seu padrão de qualidade, mas deve-se confessar, começaram a capengar. Certas coisas que hoje vão ao ar, no tempo do Mago não durariam um mês, era obrigado mostrar resultado imediato, a qualidade deveria ser inalterada e o prestígio mantido. Era dele o Padrão Globo de Qualidade.

Hoje o que se vê é uma Globo acomodada, arcaica, com medo de investir ou inovar, estagnou-se no tempo, deixou a fila passar e ficou satisfeita com o pouco que se alcança. Novelas com temáticas fracas, jornalismo engessado, apresentadores que atiram pra todos os lados e muita falta de química com o público, vem dissolvendo a sólida audiência global. Podem alegar que os tempos são outros, mas não é bem assim, falta a Velha Senhora voltar à cena e tirar essa mocinha que aí está.

A reprise de “Sete Pecados” foi um erro nunca antes visto, a novela voltou ao ar depois de apenas dois anos de seu encerramento. A trama de Walcyr Carrasco, quando exibida entre 2007 e 2008 esteve mais para fracasso do que sucesso, fechou com 30 pontos de média geral, voltou na hora errada, o ideal era nunca ter voltado. Dizem as más línguas, que a emissora resolveu apostar em tramas fracas à tarde devido à pressão que sofreu durante a exibição de “Mulheres Apaixonadas” e “Alma Gêmea”, também de Walcyr, no “Vale a Pena Ver de Novo". Não raramente as reprises ultrapassaram as inéditas das 6 e 7 da noite. Culpa de quem? Culpa dos autores que na maioria das vezes perderam a mão. Salva-se João Emanuel Carneiro e só. Aos que falaram que foi por pressão dos anunciantes a emissora tratou de negar, dizendo que foi devido às restrições da Classificação Indicativa.

Os executivos do canal devem “adorar” vê o sucesso que “Vale Tudo” vem fazendo no Viva anti o fracasso da atual reprise. De olho no estrago, nesta segunda registrou míseros 13 pontos, trataram de picotar a trama, chegaram a exibir um compacto de nove capítulos num só dia. Do jeito que vai em janeiro a trama sai do ar para nunca mais voltar, que os anjos digam amém. Cogitam-se algumas substitutas para tentar reerguer o horário, entre estas estão “Páginas da Vida”, “Anjo Mau” e “A Indomada”, estas duas últimas já reprisadas.

Além de derrubar a audiência do “Vale a Pena Ver de Novo”, as antecessoras atingiam picos de 25 pontos, “Sete Pecados” soterrou toda a grade vespertina do canal. O “Vídeo Show” raramente passa dos 10 pontos, a “Sessão Mofo da Tarde” não sabe o que significa 15 de média há tempos, a pobre da “Malhação” pena pra recuperar mais tá difícil. “Araguaia”, bem que tenta, mas quando passa dos 25 já é motivo de comemoração. Com isso acontece o efeito cascata, uma atração atrapalha a outra. “Ti Ti Ti” que o diga.

A Globo mostrou-se amadora ao escalar “Sete Pecados”, talvez subestimou os telespectadores e agora leva na cara. Já dizia uma antiga frase em um conhecido manifesto: “O povo não é bobo”.

A TV Globo se perdeu no tempo, anda sem entusiasmo. Escalar “Sete Pecados” foi assinar o atestado de incapacidade. Perdeu a graça e o fôlego, deixou de causar para virar piada. Vem sofrendo constantemente com a concorrência, está feito cego em tiroteio. Deixem de bobagem e tragam o Mago Boni de volta. Este é o caminho.

“Sete Pecados” é a merda do cavalo do bandido.

Por João Paulo Dell’Santo

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